sábado, 21 de janeiro de 2012

"E criou Deus o homem à sua imagem; macho e fêmea os criou" (Gn 1,27)

Referente ao velho debate homem x mulher, encontrei um ponto de vista muito interessante e sábio no livro Papisa Joana de Donna Woolfolk Cross, leitura que prendeu minha atenção da primeira à última página e me fez querer saber mais sobre essa heroína, cuja história também está representada em filme de mesmo nome. Por gostar tanto desejei dividir o conhecimento e irei postar aqui um trecho do livro:

Odo sorriu, seus lábios finos contraindo-se de modo desagradável. Ele tinha a expressão da raposa que conseguiu encurralar o coelho.
- (...) Pois o próprio São Paulo afirmou esta verdade, que as mulheres são inferiores aos homens em concepção, em lugar, e em vontade. Em concepção porque Adão foi criado primeiro e Eva depois; em lugar porque Eva foi criada para servir Adão como companheira; e em vontade porque Eva não pôde resistir à tentação do diabo e comeu a maçã.
(...)
Joana sentiu uma profunda antipatia por aquele homem de cara delgada. Por um instante ficou silenciosa, puxando o seu nariz.
- Por que a mulher seria inferior em concepção? - ela perguntou por fim - Pois embora tenha sido criada depois, ela foi feita da costela de Adão, ao passo que Adão foi feito de mero barro. Em lugar, a mulher deveria preceder o homem, porque Eva foi criada dentro do Paraíso, e Adão fora dele. (...) Quanto a vontade, a mulher deveria ser considerada superior ao homem, pois Eva comeu da maçã por amor à cultura e ao conhecimento, enquanto Adão comeu simplesmente porque ela pediu que ele comesse.